Bernardo Moreira celebra Carlos Paredes na Fundação Saramago

[Fotografia: Márcia Lessa]

O Sexteto de Bernardo Moreira vai celebrar o 94º aniversário do nascimento do guitarrista Carlos Paredes com um concerto especial na Fundação José Saramago. O concerto terá lugar no dia 16 de Fevereiro, sábado, às 18h30. Neste concerto Moreira estará acompanhado por João Mortágua (saxofones alto e soprano), Tomás Marques (saxofones alto e soprano), Ricardo J. Dias (piano), Mário Delgado (guitarra eléctrica) e Joel Silva (bateria).

O contrabaixista apresenta assim o concerto: “Falar de Carlos Paredes é, para mim, muito mais do que falar de um músico genial, é falar de alguém que teve um impacto enorme no meu percurso enquanto músico. A descoberta da sua obra levou-me, há 15 anos atrás, a editar um disco ao qual chamei “Ao Paredes Confesso”, onde me propus dialogar com ele, através de algumas das suas maravilhosas e eternas melodias. Passados estes anos, percebo o efeito que tudo isto teve em mim, levando-me a explorar universos que eu pensava estarem tão distantes do meu mas que, na verdade, se tocam formando, na realidade, um só. Senti uma vontade inesperada de celebrar tantas viagens entre o Jazz, o Fado, a Canção e o Fado de Coimbra e talvez por tudo isto me sinta Entre Paredes. No próximo dia 16 de fevereiro, Carlos Paredes faria 94 anos e eu não poderia deixar escapar a oportunidade, aproveitando o caloroso convite da Fundação Saramago, para celebrar, de viva voz, uma data tão especial. Este novo concerto traz muitas novidades na escolha do repertório, indo ao encontro de algumas peças menos conhecidas, mas não menos interessantes de Carlos Paredes e sobretudo na mudança da instrumentação, diria eu quase tricéfala (sax alto/soprano, piano/guitarra, contrabaixo/bateria), criando uma sonoridade muito diferente da anterior.”

Os bilhetes têm o preço único de 5€ e estão disponíveis na Fundação José Saramago (Casa dos Bicos); reservas através do e-mail: secretaria@josesaramago.org.