Trio Lokomotiv celebra 20 anos com disco novo

O trio Lokomotiv, liderado pelo contrabaixista Carlos Barretto, está a celebrar 20 anos de actividade. Para assinalar a data redonda o grupo de Barretto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria) vai editar um disco novo, chamado “Gnosis”. O trio vai continuar a celebração com vários concertos: a 2 e 3 de Março no Hot Clube de Portugal; a 22 de Março no Titanic Sûr Mer; e a 6 de Abril na SMUP (Parede).

Numa declaração exclusiva, Carlos Barretto reflecte sobre a história e a evolução do grupo: “Nestes vinte anos muitas experiências aconteceram, tocámos por todo mundo gravámos seis álbuns e um DVD (gravado ao vivo na Culturgest), a nossa amizade sedimentou-se, creio que criámos uma identidade sonora própria, um som que nos identifica. A música tem sofrido transformações e mudanças de direcção a nível estético, antes havia mais composição e organização, hoje mais espontaneidade e improvisação, cada um pode trazer esboços, ideias ou determinadas linhas para os ensaios, onde cozinhamos em conjunto e de forma democrática os arranjos, se os houver…”

O contrabaixista faz a apresentação do novo disco “Gnosis”: “Parece-me um disco mais maduro, as sonoridades rockeiras são mais assumidas, há improvisação livre e temas individuais com arquitectura concreta mas de escrita linear. Quisemos fazer um disco de celebração, não há intenção de revolucionar nada mas creio que há momentos onde literalmente partimos a loiça toda.”