Escola de Jazz do Barreiro [Fotografia: Vera Marmelo]
A Escola de Jazz do Barreiro está de parabéns, celebra 20 anos no ano letivo de 2019/2020. No dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, irão arrancar as comemorações dos 20 anos, com uma apresentação de combos nas instalações da escola, a partir das 20h30. Ao longo do ano letivo serão apresentadas as restantes iniciativas que integram este ciclo de comemorações “20 X 20 | 20 anos de Escola de Jazz do Barreiro, 20 iniciativas”.
Vem aí mais uma edição do festival Douro Jazz, festival que se realiza no Teatro de Vila Real. No programa deste ano destaca-se a participação de três orquestras: Orquestra Jazz de Matosinhos, Orquestra de Jazz do Douro e Brussels Jazz Orchestra. A programação completa-se com Ricardo Toscano, Trio Carlos Azevedo e Elisa Rodrigues, além de uma arruada com os Animadixie. Aqui fica o programa completo.
3 Out, 11h00: Animadixie (Arruada)
4 Out, 21h30: Ricardo Toscano
5 Out, 21h30: Orquestra Jazz de Matosinhos
9 Out, 22h30: Trio Carlos Azevedo
11 Out, 21h30: Orquestra de Jazz do Douro
12 Out, 21h30: Elisa Rodrigues
19 Out, 21h30: Brussels Jazz Orchestra
A cantora portuguesa Maria Mendes prepara-se para editar um novo disco. Para já acaba de apresentar duas novas canções, “Barco Negro” e “E Se Eu Não For Fado”, dois singles que antecipam o lançamento do seu terceiro disco, que será apresentado no dia 25 de Outubro. Neste novo trabalho, a cantora reinterpreta fados de Amália Rodrigues e Carlos Paredes em ambiente jazz, com produção de John Beasley e com o apoio da Metropole Orkest. A cantora estreou a sua discografia com o disco Along the Road (2012) e publicou em 2015 o seu segundo disco, Innocentia.
O grupo Loosense apresenta uma proposta musical que combina jazz com groove, numa abordagem original no panorama nacional. Em 2018 editaram o seu disco de estreia, Doze, e preparam-se agora para publicar o segundo álbum, Saloon. O agora decateto já apresentou dois temas – “Taifa” e “Flamingo“- do novo disco que será publicado no dia 4 de Outubro. A banda tem concertos agendados no dia 1 de Novembro no Avenida Café-Concerto em Aveiro, 2 de Novembro no Auditório CCOP no Porto e 23 de Novembro n’A TOCA em Braga.
A cidade de Coimbra vai acolher a 17ª edição do festival Jazz ao Centro. O festival realiza-se entre os dias 18 e 27 de Outubro em vários espaços da cidade, tendo como pontos de referência o Convento de S. Francisco e o Salão Brazil. O programa apresenta um total de 16 concertos, onde se destacam Steve Coleman (com os seus Five Elements), Fred Frith Trio, Susana Santos Silva (em trio com Yedo Gibson e Vasco Trilla), Rodrigo Amado (com o quarteto que gravou A History of Nothing), Gabriel Ferrandini (a apresentar Volúpias) e as portuguesas Lantana, entre outros. Aqui fica o programa completo.
18 Out, 21h30: Alberto Conde Trio (Convento de S. Francisco)
18 Out, 23h00: Luso-Dutch Large Ensemble (Salão Brazil)
19 Out, 16h00: Jasper Stadhouders (Rádio Universidade de Coimbra)
19 Out, 17h30: Zíngaro / Warelis / Espvall / dos Reis (Museu Machado de Castro)
19 Out, 18h30: Michael Moore & Hugo Antunes (Casa das Artes Bissaya Barreto)
19 Out, 21h30: Steve Coleman Five Elements (Convento de S. Francisco)
19 Out, 23h00: Twenty One Quartet (Salão Brazil)
20 Out, 17h00: Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa (Centro Norton de Matos)
25 Out, 18h30: Maria Villanueva & Vânia Couto (Salão Brazil)
25 Out, 19h30: Lantana (Coola Boola Colab)
25 Out, 21h30: Fred Frith Trio (Teatro Académico Gil Vicente)
25 Out, 23h00: Santos Silva / Gibson / Trilla (Salão Brazil)
26 Out, 18h00: Ka Baird (Casa das Artes Bissaya Barreto)
26 Out, 18h00: declAMAR Poesia (Casa da Mutualidade)
26 Out, 22h00: Gabriel FerrandiniVolúpias (Salão Brazil)
27 Out, 17h00: Amado / McPhee / Kessler / Corsano (Centro de Artes Visuais)
A Ilha do Pico vai acolher um novo festival de jazz. O festival LAVA realiza-se nos dias 10, 20 e 21 de Setembro e apresenta concertos em diversas localidades da ilha açoriana. Pelo festival vão passar Karlos Rotsen, Andrea Bucko e Matteo Bortone, que actuam em diferentes espaços. Os horários e locais dos concertos e mais informações sobre o festival podem ser consultados na página Facebook.
O saxofonista português Ricardo Toscano vai estrear um novo trio internacional. Esta nova formação junta Toscano com o contrabaixista francês Géraud Portal e o baterista americano Ali Jackson. Toscano explica a ideia da formação do novo grupo: “Veio da necessidade de tocar com malta diferente de nível alto. E tentar abrir o panorama internacional.”
O saxofonista explica a escolha para a bateria: “No início pensei no Justin [Faulkner], pelo estilo. Não há cá ninguém a tocar assim.” Infelizmente Faulkner não vai conseguir vir a Portugal e foi substituído por Ali Jackson. Conta Toscano: “O Justin e o Ali são dois exemplos de conhecimento muito profundo de toda a cultura desta música. E sempre que tenho oportunidade de tocar com alguém com essa cultura, sinto me em casa.”
Ricardo Toscano justifica a escolha do contrabaixista Géraud Portal: “É um craque. Conheci-o no Funchal jazz, manifestámos interesse em tocar juntos e já tocámos em Paris. Agora decidi convidá-lo para vir cá tocar, também pela razão da cultura. É praticamente da minha geração, toca mesmo bem e é muito sério em relação ao compromisso com a música e à procura diária. Cá em Portugal não somos os campeões do compromisso diário com o estudo. Quando já achamos que somos o melhor de cá, relaxamos. Vejo muito isso na malta de cá. Também é uma oportunidade para eu aprender muito e evoluir como procuro fazer todos os dias.”
O novo trio apresenta-se ao vivo numa pequena tour que vai passar por quatro cidades portuguesas: no dia 24 de Outubro em Viseu, dia 25 no Seixal (SeixalJazz), dia 26 em Castelo Branco e dia 27 no Porto (Casa da Música).
O guitarrista Luís Lopes acaba de anunciar a edição de um novo disco. O novo Love Song: Post Ruins é um registo a solo, gravado ao vivo no Teatro Maria Matos, e contará com edição da Shhpuma Records. O disco será apresentado com um concerto, no Blues Photography Studio (Rua Acácio de Paiva 20c, Lisboa), na próxima quinta-feira, 19 Setembro, às 22h00.
O saxofonista Esdras Nogueira vai apresentar-se ao vivo em Portugal. O músico brasileiro, que fez uma recriação jazzística do álbum Transa de Caetano Veloso, vai actuar na Casa da Música no Porto (17 de Outubro, entrada livre), na Casa Ninja Lisboa (sessão especial, dia 18) e no Musicbox em Lisboa (dia 19). O disco Transe pode ser escutado no Spotify.
O explorador sonoro Keiji Haino está de regresso a Portugal. Treze anos depois de se ter apresentado em Portugal com concertos memoráveis (em Serralves e na ZDB) e depois de ter actuado no Jazz em Agosto 2014 (integrado no grupo Franz Hautzinger’s Big Rain), o japonês apresenta-se novamente no Porto, agora em formato solo de voz e electrónica, no dia 3 de Outubro. O concerto tem início marcado para as 22h00 e o bilhete tem o preço de 7,5€.