Luís Lopes actua a solo na ZDB

O guitarrista Luís Lopes vai apresentar-se ao vivo na Galeria ZDB, em Lisboa, num raro concerto a solo de guitarra acústica de cordas de nylon. O guitarrista apresenta assim a sua proposta, Emmentes:

Esta mostra de(sta) peça(s) que apresento, ou se apresentam, agora, são resultado desta quotidianidade de recolhimento. Quis emmentes edificar composição ou em grande parte arrumar ideias já trabalhadas anteriormente, gravadas até. Aproveito, então, para me entregar pela primeira vez à guitarra acústica de cordas de nylon, mais conhecida como guitarra clássica, depois de contacto superficial durante a adolescência, com reservas e/ou dúvidas se sou essa pessoa que por “ali” existia, se é que era, se sou, se não sou, ou se o ser existe, e se vale a pena. Evoco então ideias de composição, harmonização, recursos técnicos, e outras instituições, interiorizadas algures, por vezes complexo, por vezes simples, não tenho a certeza se assim é. Erro sem destino por caminhos próprios, sisma rumo ao Lugar perseguido, solidão eminente talvez. Alguma coisa por milagre ou simplesmente por um acaso fica. “O” contacto que me lembro! Tenho comigo, ataca-me, que sigo e seguirei sempre, independente da razão ou razões, um certo caminho que aponta talvez sensatamente para o “meu” caminho, “este meu” sonho ou simplesmente visões os flashes que ecoam de mim para mim ou para outros, enfim, a poesia desse fenómeno que é o que me fascina e obriga, em conformidade, claro, com o (mundo) que observo/sinto e/ou me restringe, pois a ‘verdade” é um todo, aprendi! Vulgarizando: uma só resposta perante qualquer acto ou fenómeno é uma afronta. Tudo é dificílimo e uma desgraça… E uma violência. Porém: Antes morrer do que violentar! Tudo deambulações lado a lado com o medo da não morte. E é isso que vai soar! Em suma: solo de composição escrita com guitarra acústica de cordas nylon.

O concerto terá lugar no dia 16 de Dezembro, quarta-feira, às 19h00, e a entrada custa 5€. Aqui fica uma amostra do que aí vem.