João Moreira dos Santos assinala 100 anos de Jazz em Portugal

O historiador e divulgador João Moreira dos Santos encontra-se a preparar várias iniciativas para assinalar os 100 anos de Jazz em Portugal. Moreira dos Santos toma como referência o dia 17 de Agosto de 1919, data em que foi publicada a primeira referência ao termo “jazz” na imprensa portuguesa, no jornal A Capital.

Uma das iniciativas é o documentário online “Txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó: 100 anos de Jazz em Portugal”, da autoria de Fernando Mendes e João Moreira dos Santos. Este documentário reúne 13 curtos episódios e está disponível na íntegra no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PGw35am4R9Q

No dia 17 de Agosto será lançado online um novo documentário, “What’s new, what’s next? A geração que se segue no jazz em Portugal”, onde são entrevistados jovens músicos portugueses (sub-30): Cláudio Alves, Tomás Marques, Marta Garrett, Gonçalo Neto, José Soares, Diogo Alexandre, Eduardo Cardinho, Vasco Pimentel e Bernardo Tinoco.

Também no dia 17 João Moreira dos Santos promove uma edição nocturna do Roteiro do Jazz, passeio pedestre com partida marcada às 21h00 e paragens nos principais teatros, clubes nocturnos (Bristol, Maxim’s, Regaleira, Montanha, Magestic/Monumental, etc.) e discotecas em que o jazz se fez ouvir na Lisboa dos loucos anos 20. Inscrições pelo email joaomoreirasantos@gmail.com.

Em paralelo, Moreira dos Santos e Cláudio Alves (voz e guitarra) vão promover recitais de gramofone, em sessões a realizar em diversos eventos (festivais Seixal Jazz, Caldas Nice Jazz, etc.). Estas sessões recuperam os recitais de gramofone que se realizavam nos anos 1920, nomeadamente, no cinema Tivoli em Lisboa.