Ricardo Toscano estreia novo trio internacional

[Fotografia: Vera Marmelo]

O saxofonista português Ricardo Toscano vai estrear um novo trio internacional. Esta nova formação junta Toscano com o contrabaixista francês Géraud Portal e o baterista americano Ali Jackson. Toscano explica a ideia da formação do novo grupo: “Veio da necessidade de tocar com malta diferente de nível alto. E tentar abrir o panorama internacional.”

O saxofonista explica a escolha para a bateria: “No início pensei no Justin [Faulkner], pelo estilo. Não há cá ninguém a tocar assim.” Infelizmente Faulkner não vai conseguir vir a Portugal e foi substituído por Ali Jackson. Conta Toscano: “O Justin e o Ali são dois exemplos de conhecimento muito profundo de toda a cultura desta música. E sempre que tenho oportunidade de tocar com alguém com essa cultura, sinto me em casa.”

Ricardo Toscano justifica a escolha do contrabaixista Géraud Portal: “É um craque. Conheci-o no Funchal jazz, manifestámos interesse em tocar juntos e já tocámos em Paris. Agora decidi convidá-lo para vir cá tocar, também pela razão da cultura. É praticamente da minha geração, toca mesmo bem e é muito sério em relação ao compromisso com a música e à procura diária. Cá em Portugal não somos os campeões do compromisso diário com o estudo. Quando já achamos que somos o melhor de cá, relaxamos. Vejo muito isso na malta de cá. Também é uma oportunidade para eu aprender muito e evoluir como procuro fazer todos os dias.”

O novo trio apresenta-se ao vivo numa pequena tour que vai passar por quatro cidades portuguesas: no dia 24 de Outubro em Viseu, dia 25 no Seixal (SeixalJazz), dia 26 em Castelo Branco e dia 27 no Porto (Casa da Música).