Novidades Clean Feed: foco na produção nacional

Fundada em 2001, a editora Clean Feed celebra neste ano de 2021 os seus 20 anos de actividade e continua a publicar discos a um ritmo elevado. A editora acaba de lançar um novo pacote de seis novos álbuns e, pela primeira vez, as edições de músicos portugueses estão em maioria, reflectindo a actual riqueza e diversidade da cena jazz e improvisada nacional. São três projectos inéditos e uma formação que já conta com alguma história.

O trompetista Luís Vicente apresenta Chanting in the name of, gravado num novo trio com Gonçalo Almeida no contrabaixo e Pedro Melo Alves na bateria. O mesmo Melo Alves junta-se ao celebrado percussionista e maestro da Orquestra de Câmara Portuguesa, Pedro Carneiro, para uma parceria original: no disco Bad Company o versátil baterista, compositor e improvisador Pedro Melo Alves (Omniae Ensemble, In Igma, The Rite of Trio, etc.), junta-se a Carneiro, na marimba, numa incursão de música exploratória contemporânea. Um outro disco a gerar muita expectativa é a estreia do quarteto Garfo, que junta a novíssima geração do jazz nacional: Bernardo Tinoco (sax tenor), João Almeida (trompete), João Fragoso (contrabaixo) e João Sousa (bateria). Ao leme do seu Lisbon Berlin Trio, o guitarrista Luís Lopes traz o terceiro registo do trio luso-alemão, onde volta a cruzar o jazz, o rock e a improvisação.

A estas propostas nacionais, juntam-se ainda duas edições internacionais, A View Through A Slot de Danilo Gallo Dark Dry Tears e Isabella de Mario Pavone Tampa Quartet, e dois lançamentos da sub-label Shhpuma, Structures of Unreason de Robert Dick / Nicola L. Hein e Ego Kills de The Killing Popes.