Jazztrail: da Madeira até Nova Iorque

O site JazzTrail reúne críticas de discos, reportagens de concertos e entrevistas a músicos da cena jazz nova-iorquina. O site resulta do trabalho de dois portugueses, Filipe Freitas (crítica) e Clara Pereira (fotografia), ambos originários da Madeira. Filipe Freitas apresenta este projecto que promete explorar a cena jazz de Nova Iorque “e mais além”.

Como nasceu o Jazztrail?
O JazzTrail nasceu pela minha paixão pelo jazz, a qual surgiu de forma espontânea pelo permanente contacto com a musica desde muito novo, e também pela paixão da Clara pela fotografia e o seu interesse em captar a expressividade humana. A união destes nossos interesses resultou na criação do website, onde partilhamos aquilo que ouvimos e vemos no mundo do jazz.   

Quais são os objectivos do site?
Este site dá-nos a possibilidade de partilharmos a nossa arte expressando a nossa visão pessoal sobre a arte dos outros, neste caso particular, o jazz. Com isso, divulgamos não só os novos trabalhos de músicos conceituados mas também de músicos emergentes que se enquadrem na corrente jazzística que procuramos.

Porquê escrever em inglês?
Primeiramente porque estamos a viver em Nova Iorque, cidade especial com um cenário musical único, moderno e cativante. Daí a ideia de escrever em inglês ter surgido naturalmente, sem sequer considerarmos outra língua que não essa. Depois, também pela vantagem de ser uma língua mais abrangente, permitindo-nos chegar a mais audiência.