Autor

Nuno Catarino

Crítico de jazz, colabora com o jornal Público desde 2007, publicando regularmente críticas de discos no suplemento Ípsilon. É o criador do primeiro blog português sobre jazz, A Forma do Jazz (2003), e colabora com a revista/site Jazz.pt desde 2006, publicando críticas de discos, entrevistas e reportagens de concertos.

Colaborou com os sites e revistas nacionais Bodyspace, Mondo Bizarre, DIF, PARQ, Sai, Disco Digital e Rimas & Batidas e com as publicações espanholas Oro Molido e Tomajazz. É autor de folhas de sala sobre concertos jazz para Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian e Culturgest. Colabora na comunicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima desde 2007.

Publicou em Novembro de 2019 o livro Improvisando – a nova geração do jazz português, em co-autoria com a Márcia Lessa, uma edição Hot Clube de Portugal. Em Janeiro de 2021 publicou um ensaio sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte, Os patos aparecem naturalmente, na edição inaugural da revista literária Mamute.

É responsável, desde Janeiro de 2022, pela coordenação editorial da revista Jazz.pt.

Contacto: nunocatarino[at]gmail.com


[Fotografia: Rosa Castro]