Rita Maria & Filipe Raposo: Até ao fim da vida

O duo de voz e piano acaba de lançar o seu primeiro disco, o registo de um concerto na Noruega, “Live in Oslo”. Estivemos à conversa com Rita Maria e Filipe Raposo e ficámos a saber que muitos concertos e outros álbuns estão na calha, numa colaboração que os seus protagonistas desejam que seja longa.

Rita Maria e Filipe Raposo tinham estado em estúdio, a gravar um disco, pouco antes de a primeira iniciar uma digressão pela Escandinávia no contexto do Stockholm-Lisboa Project, coincidindo com o facto de o pianista estar então (2015) a acabar o seu mestrado no Royal College of Stockholm. Acharam, no entanto, que o melhor seria que o primeiro álbum da dupla fosse um registo ao vivo e designadamente o realizado em 2017 durante o concerto que fizeram no Cosmopolite, uma sala de referência na Noruega. É o que ouvimos em “Live in Oslo”, disco que está já disponível nas plataformas digitais. Por exemplo, aqui.

«Havia à priori uma grande afinidade artística com o trabalho da Rita, a sua forma de escutar a música, as palavras e o mundo. Ficámos com a certeza de que queríamos fazer um projecto juntos», conta Raposo. «Foi desde logo um encontro feliz. A primeira conversa aflorou inúmeras influências em comum e a imensa vontade de partilha em projectos futuros. Não decorreu sequer um mês até que a primeira colaboração acontecesse, um convite da RTP (destinada ao programa “Super Diva”) para reinterpretar uma famosa ária de Henry Purcell, “Lamento de Dido”. Foi essa a primeira semente do disco que agora lançamos», especifica Rita Maria. (…)

Artigo completo no site Jazz.pt:
https://jazz.pt/artigos/2018/08/23/ate-ao-fim-da-vida/