Disco: “End to End” de Barre Phillips

Barre Phillips
“End to End”
(ECM, 2018)

Há cinquenta anos o contrabaixista Barre Phillips gravou o disco “Journal Violone”, o primeiro álbum de contrabaixo a solo. Meio século depois, o veterano improvisador americano quer fechar o ciclo e grava na ECM um novo disco a solo, “End to End”. Para Phillips este novo álbum é uma forma de encerrar formalmente um ciclo, regressando a um formato no qual se notabilizou. O contrabaixista, que gravou o histórico “Music From Two Basses” em duo com Dave Holland, tem aqui um documento que é também uma espécie de testamento musical.

Neste solo absoluto Phillips apresenta três peças grandes, cada  uma dividida em várias partes: “Quest”, “Inner Door” e “Outer Window”. O contrabaixista natural de San Francisco, a residir em França desde os anos 70, reuniu para este disco alguns temas, composições que funcionam como base, explorando os vários temas com rescurso à improvisação aberta. O veterano explora o instrumento com toda a experiência, alternando entre o pizzicato e o arco, desenvolvendo uma música que evolui de forma fluida. Assente na improvisação, a música de Phillips mostra-se sempre curiosa e desafiante.

O contrabaixo de Barre atravessa diferentes registos, ora a explorar a pura intensidade rítmica (quarta parte de “Quest”), ora numa toada mais melódica e sentimental com o arco (segunda parte de “Inner Door”), ora alimentando tensão dramática (terceira parte de “Outer Window”). E no tema que fecha o disco ouvimos um pizzicato arrastado, profundo, com cada som trabalhado com pormenor – perfeita despedida. Este disco, mais do que encerrar um ciclo perfeito, volta a lembrar-nos da originalidade de Barre Phillips, improvisador magnífico.