Sirius apresentam disco de estreia na ZDB

[Fotografia: Vera Marmelo]

Sirius é um duo que junta o trompete de Yaw Tembe com a percussão de Monsieur Trinité (que se considera “manipulador de objectos diversos”). O duo trabalha uma música improvisada e acaba de publicar o seu disco de estreia, “Acoustic Main Suite plus The Inner One“, editado pela Clean Feed. Assinalando a edição do disco, a dupla apresenta-se ao vivo na Galeria ZDB no próximo dia 17 de Janeiro (bilhetes a 6€).

O projecto, que rouba o nome a um disco de Coleman Hawkins, nasceu quando Trinité se juntou como convidado ao projecto a solo de Yaw, “Círculo de 3Pontas”. Conta o trompetista: “Vimos que havia potencial para criarmos algo de raiz e desde cedo sentimos a necessidade em seguirmos por um processo de depuração dos sons ao encontro de fundamentos básicos da matéria, do sopro e do gesto”.

O disco agora editado é o resultado de um longo caminho, como confessa Yaw: “Durante estes seis anos passamos por diversos estados (acústico, electrónico, utilização de samples) e recentemente constatamos que apesar dessas mudanças a identidade do duo sempre se manteve. The Inner Suite… é assim um eco dessas mudanças, tendo ela também ocorrido num tempo bastante próprio e singular.”

Conta Monsieur Trinité: “O disco foi gravado no Panteão Nacional pelo sonoplasta e músico Tiago Varela, tendo sido editado no Namouche com produção de Sei Miguel e Joaquim Monte, tendo também participado o sonoplasta Cristiano Nunes.” Segundo Yaw, Sei Miguel “foi como que um terceiro elemento de Sirius, paciente e minucioso na escuta”.

O duo Sirius apresenta-se ao agora vivo na ZDB, celebrando a edição do disco. Sobre o concerto, Trinité não faz previsões, mas diz que “vai depender do humor do dia e da psicogeografia do espaço”.