João Lencastre apresenta a sua nova batida

João Lencastre e Alexandre Frazão

O baterista João Lencastre acaba de lançar o seu novo projecto Share Your Beat, uma série de vídeos disponibilizados online que registam momentos em duo com bateristas – música em duo e entrevista/diálogo. Em exclusivo, o baterista apresenta este novo projecto.

O que é o Share Your Beat?

Em cada programa há um convidado diferente e o programa divide-se em três partes. Na primeira parte há uma improvisação em que o convidado tem total liberdade para tocar o quiser e partilhar por assim dizer o “seu beat”. Na segunda parte há uma conversa entre mim e o convidado sobre discos que mais o marcaram na sua evolução enquanto músico, que lhe deram uma direcção, e vai-se desenvolvendo assim uma conversa sobre música. A terceira parte é uma improvisação de duas baterias entre mim e o convidado. Esta primeira temporada conta com a participação de bateristas que vêm de backgrounds diferentes, desde o jazz, ao rock, world music, etc… E é esse o principal objectivo do programa, dar a conhecer as diferentes formas de expressão musical… 

Como nasceu a ideia?

O Share Your Beat é uma ideia que tinha já há algum tempo e que finalmente se tornou realidade, mas foi evoluindo lentamente e por partes… Desde há muitos anos que volta e meia me encontro com alguns amigos bateristas para “desbundar” durante uma tarde com duas baterias… E com muitos outros venho falando em fazer isso mas acabou por nunca acontecer… Foi então que comecei a pensar que poderia ser interessante filmar estes encontros e ver no que dava… Outra coisa que sempre achei muito curioso era saber quais as principais influências dos outros músicos, quais os discos que mais os marcaram, que deram uma direcção. Foi então que pensei: “e se filmasse os tais encontros e também uma conversa sobre discos?” Mas isto tudo não passavam apenas de ideias porque não tinha condições para as pôr em prática, queria fazer alguma coisa que não fosse só filmar com uma câmara com um plano estático… Até que um dia, fui almoçar com o meu amigo Ricardo José Lopes, organizador das Lisbon Living Room Sessions, Fado Redux, Lisbon Jazz Sessions, entre outras coisas, e em conversa sobre esta ideia ele recomendou-me falar com o António Lima, com quem costuma trabalhar regularmente nos eventos que organiza. Liguei ao António, ele adorou a ideia, e disse “vamos a isso!” Quando percebi que havia condições para avançar e que a ideia ia mesmo concretizar-se, comecei a pensei  num formato que pudesse funcionar, e achei que resultaria bem com uma improvisação inicial do convidado, como que um cartão de visita, a conversa sobre os discos, e a despedida com a tal “desbunda” das duas baterias. O António é um craque de imagem e iluminação, e dá a dinâmica que este programa precisa. Depois tive também a ajuda do Martim Torres para fazer o genérico, do Bruno Benard para fazer os textos de apresentação, da Sara Morna Gonçalves para a tradução e legendagem e do André Fernandes e Nuno Costa do estúdio Timbuktu.

Podes anunciar quem serão os próximos convidados?

Esta primeira temporada conta com a participação de bateristas que vêm de diferentes backgrounds e com os quais me cruzei várias vezes ao longo dos anos, em alguns momentos importantes da minha vida e com os quais tenho uma boa relação, alguns são até bons amigos. O primeiro convidado foi o Alexandre Frazão, o próximo vai ser o André Silva, depois o Bruno Pedroso, Fred Ferreira, Fred Stone, Ivo Costa, Miguel Casais e Paulo Martins. Há ainda outros também muito importantes que vou querer convidar numa segunda temporada, e se tudo correr bem, o objectivo é partir depois para outros instrumentos, mantendo o mesmo formato do programa.

Há ideias para fazer um evento Share Your Beat ao vivo?

Por enquanto ainda não. O objectivo agora é chegar ao maior número de pessoas possíveis e conseguir um ou outro apoio ou patrocínio para ser possível continuar… Mas isso vai depender de como correr e da aceitação do público, e isso só o futuro o dirá!