Ao Vivo: Evan Parker / Slow Is Possible


Evan Parker

O belíssimo espaço GNRation, em Braga, vem promovendo desde há três anos um ciclo dedicado ao jazz e à música improvisada intitulado Julho é de Jazz. Nas edições anteriores passaram pelo evento nomes internacionais de referência como Peter Brötzmann e Joe Morris, além de músicos e projectos nacionais de relevo, como Rodrigo Amado, Ensemble Super Moderne, Red Trio e Hugo Carvalhais, entre outros. Para a edição deste ano foram programados quatro concertos (em duas noites), além de um “workshop”.

Na primeira noite (dia 7) apresentaram-se os portugueses Slow is Possible e o inglês Evan Parker – a solo. Os concertos, originalmente agendados para o pátio exterior, foram mudados para a Black Box devido à ameaça de chuva. A actuação dos Slow is Possible (SiP) arrancou de forma tranquila, com um “drone” arrastado, que evoluiu, lentamente, até atingir um ponto de explosão. Nesse momento o sexteto atacou com toda a força, numa massa sonora enérgica, e o público presente percebeu que não ia assistir apenas a mais um concerto de “jazzinho”. A música dos SiP é uma surpresa permanente, parte de um motivo melódico base, vai evoluindo às voltas, em repetições sedutoras, em uníssonos impecáveis, mas depois lança rasteiras, com quebras bruscas, que atrapalham o ouvinte, para depois o apanhar de volta. (…)

Após a actuação do sexteto português, seguiu-se a muito aguardada performance do veterano Evan Parker. O inglês (n. Bristol, 1944), um dos pioneiros da improvisação livre, foi a Braga para uma actuação a solo, acompanhado pelo seu saxofone soprano. Parker interpretou duas peças improvisadas, uma primeira mais curta (cerca de 15/20 minutos de duração) e outra mais longa (cerca de meia hora) que completou a intervenção. Apesar da respeitável idade (73 anos!), Evan Parker foi enérgico e pleno de intensidade. Com um sopro imparável, serviu-se da respiração circular (do princípio ao fim!), debitando notas em velocidade supersónica, fazendo os dedos passar pelas chaves vertiginosamente, o que resultou num vendaval de sons sobrepostos. (…)

Reportagem completa no site Jazz.pt
http://jazz.pt/report/2017/07/20/bitola-alta/