Discos: “Chant” + “House Full of Colors”

Nuova Camerata 
“Chant”
(Improvising Beings, 2016)

STAUB Quartet
“House Full of Colors”
(JACC Records, 2017)

O grupo Nuova Camerata é um quinteto de improvisação livre que reúne a típica instrumentação de música de câmara: quatro cordofones e uma marimba. O principal destaque deste grupo é Pedro Carneiro, figura maior no mundo de música clássica – maestro da Orquestra de Câmara Portuguesa, percussionista de exceção – que também pontualmente se aventura pelos caminhos da música mais livre (e aqui aplica-se exclusivamente à marimba).

Outro nome incontornável que integra este quinteto é o violinista Carlos Zíngaro, figura de referência internacional. O grupo completa-se com o violoncelo de Ulrich Mitzlaff (improvisador alemão radicado em Portugal há largos anos), o contrabaixo de Miguel Leiria Pereira (músico de vastos universos sonoros) e a viola de João Camões (um dos mais diretos herdeiros de Zíngaro). (…)

O STAUB Quartet tem características diferentes, mas partilha algumas ideias e princípios com o projecto anterior. Esta música é também livremente improvisada e assente numa base de cordofones: violino, violoncelo, contrabaixo e guitarra acústica. Este grupo integra também o veterano Carlos Zíngaro, que neste contexto se faz acompanhar por improvisadores que têm feito carreira com outros grupos: Miguel Mira (Motion Trio), Hernâni Faustino (RED Trio) e Marcelo dos Reis (Open Field, Fail Better!, Chamber 4, entre outros). (…)

Texto completo no site Bodyspace:
http://bodyspace.net/discos/3156-chant-house-full-of-colors/